Como Economizar Dinheiro

Como-Poupar-DinheiroPara se obter sucesso financeiro, a regra é só uma: gastar menos do que se ganha. Por mais simples que isso pareça, muitas pessoas ainda têm dificuldades em poupar dinheiro no final do mês ou se endividam por meio de cartões de créditos e empréstimos. Guardar algum valor para empregá-lo no futuro e, consequentemente, conseguir a desejada estabilidade financeira costuma exigir mudanças de hábito. Isso porque economizar dinheiro envolve cortes nas despesas pessoais e da família, além da avaliação objetiva dos gastos. Outra medida que auxilia bastante é estabelecer metas que motivem a poupança. Ou seja, as chances de se acumular uma determinada quantia são maiores quando se tem um foco específico como fazer uma viagem ou trocar de carro, por exemplo. Então, siga as recomendações práticas a seguir e alcance o seu propósito.

Dica para poupar dinheiro

1. Avalie seus gastos mensais

O primeiro passo é fazer um controle rigoroso de todas as despesas e ver por que o seu salário não rende. Classifique os pagamentos entre essenciais, como conta de água, luz e condomínio e supérfluos. A partir desse exame, tende reduzir ao máximo os seus gastos indispensáveis e corte completamente aquilo que não for necessário.

2. Evite qualquer despesa que não seja fundamental

Existem variadas formas de se reduzir significativamente os dispêndios mensais. Por exemplo, reveja seus planos de telefonia e televisão por assinatura já que com frequência eles incluem – e cobram – serviços que não são utilizados. Exercitar-se ao ar livre ao invés de pagar a mensalidade da academia e trocar as idas em restaurantes por jantares em casa também representam uma economia importante.

3. Tenha cuidado com o cartão de crédito

Especialmente na fase de maior contenção de despesas, procure ter no máximo um cartão de crédito. Por menores que as parcelas pareçam, o compromisso de longo prazo pode desequilibrar o orçamento familiar. Além disso, o ideal é pagar à vista ou em poucas vezes para que não se perca o controle das finanças.

4. Pague a suas dívidas

As taxas aplicadas pelo uso do cheque especial ou do atraso no pagamento do cartão de crédito são mais altas do que qualquer lucro inicial. Por isso, esteja em dia com os seus pagamentos para conseguir poupar efetivamente algum dinheiro.

5. Torne mais difíceis as retiradas e resgates

Na hora de escolher uma alternativa de aplicação, prefira os fundos que não tenham regaste automático. Se não, é muito tentador utilizar as retiradas toda vez que a conta ficar negativa e a sua poupança poderá acabar rápido em um momento de necessidade ou entusiasmo.

economizar-dinheiro

6. Se ganhar uma quantia inesperada, guarde-a

Se receber a restituição do imposto de renda, uma bonificação ou outro dinheiro que não estava previsto, resista o impulso inicial de ir às compras. Se tiver alguma dívida, quite-a primeiro ou ao menos pague uma prestação a mais. Caso não possua nenhuma conta atrasada, deposite o valor na aplicação especial, reservada para os seus desejos de maiores, e não na conta do dia a dia. Busque manter-se dentro do orçamento estipulado mesmo com o dinheiro adicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *